Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) Ano-Base 2019

Conheça o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar
Postado em:
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) Ano-Base 2019

IDSS da operadora 2020 (Ano-base 2019)

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

1.1. Proporção de Parto Cesáreo (Estímulo ao Parto Normal)

Indicador não aplicável

1.2. Taxa de Consultas de Pré-Natal (Atenção ao Pré-Natal)

Indicador não aplicável

1.3. Taxa de Internação por Fratura de Fêmur em Idosos (Fratura em idosos)

Indicador não aplicável

1.4. Razão de Consultas Ambulatoriais de Pediatria por Beneficiário de 0 a 4 anos (Cuidado Integral da Criança até os 4 anos)

1.5. Taxa de Citopatologia Cérvico-Vaginal Oncótica (Preventivo de Câncer de Colo do Útero)

1.6. Taxa de Exames de Hemoglobina Glicada (Cuidado ao Diabético)

1.7. Proporção de Procedimentos Preventivos em Saúde Bucal - CÁRIE (Prevenção da Cárie)

Os dados da operadora necessários para o cálculo deste indicador estão inconsistentes

1.8. Proporção de Procedimentos Preventivos em Saúde Bucal - PERIODONTIA (Cuidados com a Gengiva)

Os dados da operadora necessários para o cálculo deste indicador estão inconsistentes

1.9. Razão de Consultas Médicas Ambulatoriais com Generalista/Especialista para idosos (Cuidado Integral do Idoso)

1.10. Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças dos Clientes)

Indicador bônus
Operadora não pontuada

1.11. Participação em Projetos de Indução da Qualidade da ANS (Participação do Plano de Saúde em Projetos de Qualidade)

Indicador bônus
Operadora não pontuada

1.12. Participação no Projeto de Modelos de Remuneração Baseados em Valor - Pontuação Base (Adoção de Remuneração que Considere a Qualidade para Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Profiss de Saúde)

Indicador bônus
Operadora não pontuada

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

2.1. Taxa de Sessões de Hemodiálise Crônica por Beneficiário (Renal Crônico)

2.2. Taxa de Consultas Médicas Ambulatoriais com Generalista por Idosos (Médico de Referência do Idoso)​

2.3. Índice de Dispersão Combinado de Serviços de Urgência e Emergência 24 horas (Acesso a Urgência e Emergência)

Indicador não aplicável

2.4. Taxa de Primeira Consulta ao Dentista por Beneficiário por ano (Consulta com Dentista)

Os dados da operadora necessários para o cálculo deste indicador estão inconsistentes

2.5. Índice de Dispersão Combinado da Rede Assistencial Odontológica (Acesso ao Dentista)​

Indicador não aplicável

2.6. Frequência de Utilização de Rede de Hospitais com Atributo de Qualidade (Qualidade de Hospitais)​

Os dados da operadora necessários para o cálculo deste indicador estão inconsistentes

2.7. Frequência de Utilização de Rede de SADT com Atributo de Qualidade (Qualidade de Laboratórios)

2.8. Índice de efetiva comercialização de planos individuais (Acesso à Contratação Individual)

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

3.1. Índice de Recursos Próprios (Solidez do seu Plano de Saúde)

3.2. Taxa de Resolutividade de Notificação de Intermediação Preliminar (Resolução de Queixas do Cliente)

3.3. Índice Geral de Reclamações (IGR) (Reclamações Gerais do Cliente)​

3.4. Proporção de NTRPs com Valor Comercial da Mensalidade Atípicos (Preço do plano de Saúde)

Indicador não aplicável

3.5. Pesquisa de Satisfação do Beneficiário (Satisfação do Cliente/Paciente)

Indicador bônus
Operadora não pontuada

3.6. Autorização prévia anual para movimentação da carteira de títulos e valores mobiliários (Gestão Financeira Ativa)

Indicador bônus
Operadora não pontuada

3.7. Índice de Reajuste Médio Ponderado aplicado aos Planos Coletivos (Dispersão de Reajustes)

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

4.1. Índice composto de Qualidade Cadastral (SIB) (Qualidade dos Dados de Cadastro do Cliente)

4.2. Taxa de utilização do SUS (Utilização do SUS por Cliente de Plano de Saúde)

4.3. Razão de Completude do Envio dos Dados do Padrão TISS (Razão TISS) (Qualidade da Informação em Saúde Enviada para a ANS)

4.4. Proporção de Glosas de Pagamentos a Prestadores de Serviços de Saúde (Relacionamento do Plano de Saúde com Hospitais, Laboratórios e Profissionais de Saúde)​

4.5. Proporção de Diagnósticos Inespecíficos nos Eventos de Internação Preenchidos nas Guias TISS (Qualidade dos Dados do Diagnóstico)

Os dados da operadora necessários para o cálculo deste indicador estão inconsistentes

Gráfico de evolução do IDSS - TISS

A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada, com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.

Assinatura da Construsite Brasil